(Leandro) – Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Leandro Gorzoni, CEO e fundador da agência Yooper. Esse é o FAQ YOOPER, um debate estratégico com as nossas lideranças sobre as principais dúvidas do mercado de marketing digital. Hoje estou com o Gabriel Souza e o Cristiano Santos, nossos coordenadores de SEO aqui da agência. 

E vamos ao debate, pessoal, a primeira dúvida aqui é: todo site precisa fazer SEO para ter relevância? Acho que essa é uma dúvida bastante comum tanto para os clientes da agência quanto no mercado, ouço muito “eu sou um B2B”, “sou um B2C muito nichado”, “ preciso fazer SEO mesmo?”, “eu consigo ter escala sem olhar para o meu SEO agora? ou pior “estou com uma plataforma muito limitada”, “um site muito limitado, preciso fazer SEO?”. E aí eu jogo para os nossos especialistas. 

(Cristiano) – Boa tarde pessoal! Bom, “preciso ter SEO para ter sucesso”? Precisa! Por que hoje os usuários estão 100% voltados a realizar uma pesquisa nos mecanismos de busca e o Google por ter um sistema muito inteligente vai buscar a melhor resposta com base no site mais relevante. 

Logo, se o seu site não estiver otimizado como um todo, por exemplo: carregamento bom, estar em uma versão mobile, ter palavras-chave muito bem trabalhadas e responder de fato as possíveis dúvidas, seja no descritivo de algum produto ou em algum blog à parte, a possibilidade do seu site não aparecer é total, ou melhor, seu site pode até aparecer, porém lá na 4° ou 5º página do Google.  

(Leandro)- Exatamente, aí você já não vai ter a relevância, ou seja, terá ranqueamento, mas não terá relevância. 

(Gabriel)- Boa tarde, pessoal. Mesmo que existam diferenças entre esses níveis de relevância, todo site que hoje quer ter o mínimo de importância precisa ser encontrado via Google, por ser um dos principais canais de pesquisa, seja para buscar informação, para comprar algo ou até mesmo solucionar uma dúvida. 

Então para que o seu site atenda a demanda de procura do Google, o SEO é fundamental, pois essa tática vai te posicionar, trazer share de mercado. É o SEO que vai colocar seu site nos primeiros resultados e, consequentemente, trazer tráfego.

(Leandro)- Eu concordo muito, é uma pergunta que, por mais que a gente ouça muito, é relativamente básica. Mas ainda assim, a gente tem sites que respondem muito bem uma certa dúvida, mas que não estão tão adaptados assim para conquistar um bom ranqueamento. Acredito ser um cenário bem específico para o próprio SEO, pois você tem um conteúdo relevante, responde perfeitamente uma eventual dúvida, porém não tem as melhores práticas. Hoje é impossível imaginar um sucesso fora do ambiente de busca dentro do Google majoritariamente. Atualmente, o Bing tem um share, mas é muito relacionado ao mercado americano, no Brasil temos em média 95% de dependência do Google.    

E você que gostou do nosso debate, acompanhe esse e outros vídeos no nosso FAQ Yooper.