É melhor SEO com uma agência ou SEO com estrutura interna?

Um projeto de SEO exige o conhecimento de diferentes áreas de atuação dentro de uma organização, como criação, marketing, liderança, tecnologia da informação e outros setores, dependendo do tamanho da operação. Com estas áreas unidas, cabe encontrar um técnico que seja capaz de tomar decisões com base no que vê de fora (KPIs, algoritmos do Google e o mercado). Este profissional que estará envolvido em todas as atividades de SEO pode ser um colaborador com conhecimento suficiente para suprir as necessidades da equipe ou uma parceria com uma agência de marketing digital.

Assim, o primeiro passo é identificar se vale a pena investir em uma agência de SEO ou se é interessante contratar um profissional para trabalhar com otimização dentro de sua empresa.

Uma agência de marketing digital também pode orientar empresas para montarem a sua própria equipe de SEO. Porém, para investir em um setor interno, é necessário identificar se os termos que o seu e-commerce trabalha estão bem posicionados nos mecanismos de busca, se a sua empresa possui estrutura suficiente para tratar demandas de SEO, se o investimento em campanhas pagas está rendendo, se os acessos e conversões estão diminuindo e se as estratégias de SEO estão compatíveis com os resultados que a sua equipe pode obter.

Bate-papo com especialistas

O CEO da agência Yooper, Leandro Gorzoni, bateu um papo com os coordenadores de SEO Cristiano Santos e Gabriel Souza sobre o tema. Continue a leitura e descubra se vale a pena contratar novos colaboradores e montar um setor interno ou se é melhor investir em uma agência de marketing digital.

(Leandro) – Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Leandro Gorzoni CEO e fundador da agência Yooper. Este é o FAQ YOOPER, um debate estratégico com as nossas lideranças sobre as principais dúvidas do mercado de marketing digital. Hoje estou com o Gabriel Souza e o Cristiano Santos, nossos coordenadores de SEO aqui da agência. 

E vamos ao debate SEO com Agência ou estrutura interna ou seja eu sou lojista, tenho um site e preciso fazer SEO, contratar uma agência ou desenvolver uma estrutura interna? Mas a ideia é conseguir trazer as diferenças e oportunidades em cada modelo, para que quem está assistindo o vídeo possa tomar uma decisão mais certeira sobre algum desses modelos. 

(Cristiano)- Boa tarde pessoal. Primeiro as diferenças, quando você tem uma equipe ou uma pessoa de marketing que conhece um pouco de SEO a famosa “Euquipe”, que faz o marketing e faz tudo o que não é muito recomendado. As principais diferenças é a praticidade por ter uma pessoa interna, você consegue acompanhar o que está sendo feito e o que não está e isso te dá praticidade. 

A segunda questão, são os gastos, você vai contratar um salário abaixo do mercado e ele vai fazer tudo o que for possível fazer, desde SEO, gerar conteúdo, analisar dados, falar clientes e cá para nós esse funcionário vai embora, pois isso cansa. A oportunidade é o gasto que vai ser um pouco melhor. Já na agência de fato você tem o problema da praticidade pois as reuniões podem ser semanais, quinzenais, mensais e vez ou outra marcamos umas reuniões fora de hora para resolver urgências. 

Por outro lado, se você não tem a praticidade de ter a resposta imediata na hora mas tem meios de comunicação e ali tem a possibilidade de respostas rápidas e até imediatas nós temos várias formas de comunicação, seja whatsapp, e-mail, telegram e entre outras. Segundo ponto importante é a qualidade, você tem uma pessoa fazendo tudo de SEO e muitas vezes ela não tem tanto conhecimento profissional e ela vai ser a única responsável por aquele resultado e vai ser a partir da visão dela apenas. 

Aqui na Yooper temos 3 olhos que focam nisso, temos o analista, o coordenador e o head para validar tudo. Que avaliam de maneira minuciosa e aí você ganha qualidade. Então essa é uma das grande vantagens em ter uma agência, não só isso mas você tem outros canais que complementam esses serviços e agregam. Então esses são os principais pontos.

(Gabriel)- Boa tarde pessoal. Bom, quando pensamos em time interno para tratar SEO, você possibilita uma imersão maior no negócio pois você está olhando para uma segmentação apenas, então isso permite que você tenha um conhecimento mais próximo do negócio e tenha a pessoa mais próxima na operação. 

Mas como a gente olha para essa estruturação eu tenho uma baixa em know-how e capacidade técnica, não por que o time é desqualificado, mas se você montar uma estrutura, por exemplo, a da Yooper com especialista em redação, em SEO, em backlink, suporte e desenvolvimento mais a gestão desses squads especificamente, você tem um investimento mais alto do que teria em uma agência, além de ter todas as questões relacionadas a departamento pessoal a dificuldade em contratar um profissional de SEO, projetos que são de médio e longo prazo que exigem um investimento desde agora, podem impactar futuramente. 

Então essas são as principais diferenças e oportunidades, e aí quando você traz esse cenário para agência você tem pessoas focadas 100% em SEO, são pessoas que talvez não estejam tão imersas no seu negócio como estaria uma pessoa ali do dia a dia. Uma troca mais de SEO e devolve sobre o seu negócio é uma troca mais enriquecedora, você tem mais estrutura, por exemplo, estou em dúvida sobre backlink, temos um profissional que olha só pra isso. E essa estrutura te proporciona projetos mais arrojados, mais extensos e em sua maioria com muito mais técnica dentro das execuções. 

São caminhos diferentes, vai muito do seu momento do seu negócio, já tivemos experiência de diversos modos. E como tudo na vida existem pontos positivos e negativos nos dois cenários. 

Eu concordo com vocês. E eu acrescentaria mais um ponto positivo, acho que negócios mais complexos ou mais imediatistas onde o perfil da liderança tem essa questão de cobrança e imediatismo aí partiria mais para uma estrutura interna, pois, dificilmente ele vai ter disso de uma agência por mais variados que sejam os pontos de comunicação.

Mas o grande desafio de internalizar é colocar aquele colaborador em uma cadeira na sua empresa que naturalmente esse cara começa a pensar para onde ele vai crescer, e você dificilmente você como e-commerce ou como site institucional vai conseguir criar uma matriz de carreira para ele no qual ele possa crescer, ele vai virar coordenador? vai virar gerente? ele vai se especializar como? Para onde ele vai crescer?

Basicamente você internaliza seu SEO e cria uma estrutura interna que já nasce limitada e para o colaborador trabalhar lá dentro a premissa é que ele entenda essa imitação e aí é difícil por que o colaborador vai trabalhar em um lugar que ele entende que é limitado ou que é uma grande zona de conforto por que o desafio é limitado, a carreira é limitada. SEO na Yooper é o SEO, temos por obrigação ser o melhor possível em SEO, em Mídia e etc. 

Não é só uma caixinha, vejo lojistas internalizando por custo, mas não vai ter o tecnicismo, nem toda a estrutura de validação e com certeza não vai conseguir dar uma carreira para esse cara ou uma vida útil para esse colaborador que vai se frustrar e então é realmente complicado. 

Eu entendo muito quem internaliza por questões de proximidade do business, por questões de imediatismo, por questões de contato, mas o que você abre mão é bem grande e eu acho que deve ser levado em consideração. 

(Leandro)- Obrigado pelas respostas. E você que gostou do nosso debate, curte, compartilhe, se inscreva no canal e acompanhe este e outros vídeos no nosso FAQ Yooper