(Leandro) – Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Leandro Gorzoni, CEO e fundador da agência Yooper. Esse é o FAQ YOOPER, um debate estratégico com as nossas lideranças sobre as principais dúvidas do mercado de marketing digital. Hoje estou com o Gabriel Souza e o Cristiano Santos, nossos coordenadores de SEO aqui da agência.

E vamos ao debate: quais as principais estratégias de SEO para e-commerce? A gente sabe que a Yooper é uma agência especialista em e-commerce, atendemos o mercado de leads, mas majoritariamente a Yooper nasceu como especialista de e-commerce lá em 2010, quando eu fundei a agência. Sempre foi um grande desafio criar e se renovar, e ter estratégias sempre atualizadas de SEO para e-commerce porque é um mercado competitivo e, principalmente, é um mercado onde existem muitas peculiaridades de plataforma para plataforma.

Você tem uma VTEX com poucas limitações, tem desde um magento que é extremamente aberto, mas super complexo porque você depende de desenvolvedores, você tem Wix, Mercadoshops, Nuvem Shop, Tray Corp, Tray Varejo, tem diversas, e em cada uma eu vejo na parte de estrutura técnica que é necessário que a gente conheça. E que você, lojista de alguma dessas plataformas, que você conheça a fundo a sua plataforma.

E aqui um ponto interessante. Eu vejo pouquíssimos lojistas tomando descrição com base na sua plataforma, e é um preço que se paga caro. E quando lá na frente você olha para trás você pensa que ela não vai entregar tudo o que eu quero, não está tudo bem, pois a falta de indexação, a falta de um resultado e a falta de volume de vendas começa a sair caro porque você fica dependente de Google Ads, Social Ads, fica dependente de mídia e você não consegue fazer esse trade com orgânico. E quanto mais você fica dependente de Ads, você deveria vender mais organicamente e ter seu site mais relevante e conseguir ganhar isso ao longo do tempo. E é sabido que é um serviço de longo prazo, onde leva-se tempo para que o Google indexe o seu e-commerce.

Entenda suas limitações. Está tudo bem você ter uma plataforma limitada desde que você a entenda ela e as drible.

(Cristiano)- Boa tarde, pessoal. Essa vasta variedade de plataformas de e-commerce são muito simples de se trabalhar, dá para fazer tudo e mais um pouco, quando se tem outras que não te deixam fazer quase nada o que é muito ruim. Pois uma vez que você contratou aquela plataforma, você vai ter que se virar com o que tem. Tem que fazer a otimização com aquela plataforma e caso ela não permita, você está sujeito a ter péssimos resultados. Por exemplo, para ecommerce quais são as principais estratégias? Primeiro seria conteúdo para você ser indexado, você precisa do conteúdo nas páginas de produto e nas páginas de categoria. É muito importante ter esse conteúdo pensando no robô e na automatização depois para o usuário pesquisar um pouco melhor e conseguir entender sobre os produtos. O segundo ponto importante são as imagens. Não são somente as imagens dentro do e-commerce, imagens com boa qualidade, nitidez. Inicialmente, o usuário precisa encontrar seu site e se você não tem imagens otimizadas, pensando nas palavras-chave principais, você não vai ser indexado.

Por exemplo, quando você pesquisa “tênis Nike”, a search vai te trazer perguntas? Não. Vai te trazer respostas de mapa? Sim, mas um pouco mais para baixo. Qual é a principal resposta do mecanismo de busca? Ele vai te trazer imagens. Eu já vi algumas plataformas que quando você sobe imagem, ela renomeia a imagem com um monte de código que chega a parecer criptografia e o Google não lê aquilo, ele vê código, e aí temos um grande problema.

(Leandro)- O que eu vejo muito é a plataforma habilitar o campo “ALT IMG”, mas o lojista ou quem está subindo aquele cadastro pensa que não é tão importante Porque eu já vi muitos campos “ALT” em branco e aí acredito que quando está em branco você dá o direito para que a plataforma renomeie ou habilita um nome, ou se não você coloca 3,4,5… Que é o SKU.jpeg né. Eu vejo muito esses dois casos.

E quando não eles preenchem um dos dois e não entende a peculiaridade de cada um deles, pois o ALT é voltado para acessibilidade, pessoas com deficiência visual, que usam programa para ler o site, e se você coloca uma frase genérica ele não vai te dizer nada. O correto é você descrever a imagem exatamente. Por exemplo, homem branco, negro, sentado, mexendo no celular e sorrindo, é literalmente descrever a imagem, e aá o Google vai te enxergar como quem dá acessibilidade ao usuário.

(Leandro) Achei que o ALT era só o nome da imagem, por exemplo “tênis nike masculino”

(Cristiano)- Não, esse é o title, que ajuda principalmente assim como na URL, no Google Imagens, pois quando você pesquisa ele vai achar resultados lá com base na title e na URL.

(Gabriel)- Boa tarde, pessoal. O conteúdo é mega importante e às vezes a plataforma vai travar também nesse aspecto. Às vezes você não vai conseguir subir texto nas suas categorias, quantidade de caracteres, então explore o que a plataforma te dá, se ela não te der esse canal, não deixe de olhar para o conteúdo. Trabalhe um conteúdo muito bom dentro dos seus próprios produtos, dentro do descritivo dos seus produtos, use uma arquitetura da informação.

Se você tem uma categoria de fogão, quebra ela em quatro níveis, coloca categoria para fogão 4 bocas, fogão 6 bocas, fogão industrial. Usa a gama de URLs que você pode através do seu e-commerce dar um resultado cada vez mais específico para o seu usuário, para mostrar para o Google que você entende daquilo que você está tratando e para suprir a demanda de procura do seu usuário.

Então, entenda quais são suas limitações, explore os campos que a ferramenta te dá, sempre vai ter algo que você pode trabalhar em relação a SEO, e se a plataforma te travou quando começou a trabalhar, começou a fazer algumas otimizações, mas não consegue passar desse nível, com backlink, mas sem conseguir passar desse nível por uma limitação de plataforma, esse é o momento de dar um passo a mais, Mude de plataforma, procure uma plataforma que te atenda melhor, que te atende como lojista, como desenvolvedor e te atende como SEO. Entenda esse momento, como saber que vai ter dores, que é preciso fazer a migração, que é mega sensível em SEO e trabalhoso, mas que dá pra fazer. Se fizer bem feito, fica bom.

Entenda o momento do seu negócio, explore o que sua plataforma te dá e não se limite dentro daquilo que ela não te dá. Eu não consigo escrever dentro de categoria, então vou escrever dentro da página de produtos.

(Leandro)- Ouço muito clientes, leads, parceiros dizendo “ah, mas eu estou em uma plataforma que me limita, por isso eu não cresço”, e quando você me traz esse discurso eu entendo como isso te limita, que não está no momento de trocar e driblar isso e é muito mais fácil de ficar nessa zona de conforto de “não tem o que fazer”. Sabemos que em SEO, sempre dá para fazer de algum outro jeito, até porque limitação eu ouso dizer que quase todas as plataformas tem, todas vão gerar muito trabalho, costumização e cabe a gente entender se faz sentido customizar, não customizar e migrar ou seguir com uma outra estratégia.

Obrigado pelas respostas. E você que gostou do nosso debate, acompanhe esse e outros vídeos no nosso FAQ Yooper.