(Leandro) – Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Leandro Gorzoni CEO e fundador da agência Yooper. Este é o FAQ YOOPER, um debate estratégico com as nossas lideranças sobre as principais dúvidas do mercado de marketing digital. Hoje estou com o Gabriel Souza e o Cristiano Santos, nossos coordenadores de SEO aqui da agência. 

E vamos ao debate 7 Estratégias de Blog para SEO. Realidade ou passado? Esse ar de suspense aqui na pergunta, apesar do suspense a gente ouve muito. Assim que fundei a agência em 2010, blog já era uma realidade e hoje em 2022 fica um pouco esse gostinho de ainda dá pra trabalhar blog? Eu consigo ter sucesso hoje com blog? Eu preciso ter um blog? como que a gente inova em blog? Faz sentido ter um blog? Enfim, é um debate bom, principalmente para quem é entrante no mercado, que ainda não fez, está pensando em fazer e com qual estratégia ter. Quero ouvir vocês. 

(Gabriel)- Boa tarde pessoal. Respondendo a sua pergunta é mega realidade, imagine que você tem um e-commerce que é travado para você subir conteúdo, você não consegue trabalhar conteúdo nas categorias, só tem descritivo de produto, e qual é o melhor canal para trabalhar conteúdo que é muito importante para SEO? Continua sendo blog, com outros nomes, outros formatos, outros caminhos e composições de url, mas continua sendo um canal para você trabalhar estratégia de conteúdo, linkagem interna, atingir outras palavras em níveis diferentes de funis de venda no qual você não vai conseguir atender necessariamente no seu produto. 

Se eu tenho um e-commerce de moda, eu quero dar dicas de moda, dicas sazonais e quanto a mudança de estação, porque não utilizo o blog que eu consiga trabalhar um conteúdo que tem demanda via Google. Quando as busca por perguntas chegarem a zero e a gente tiver somente consultas pensadas em conversão ou coisas do tipo, aí talvez a gente tenha que rever se trabalhar no blog, faz sentido ou não. Agora, enquanto eu tenho que esquentar meu lead, trabalhar marketing de conteúdo, captar contatos para que eu possa alimentar meu time de CRM, enquanto eu tiver limitações de plataforma e campo com necessidade de conteúdo, tenho que continuar trabalhando estratégias de blog. 

E sempre pensando em keywords, pensando em estratégias de linkagem interna, relevância de marca, ganho de branding, então seja qual for o caminho, se vai ser portal, blog, se vou ter um mix.

(Leandro)- Esse é um ponto curioso,você trouxe isso no começo da sua resposta, de nem sempre o blog precisa chamar blog ou ele tem cara de blog e muitas vezes você tem um blog e acha que não tem, pensa que tem um portal de conteúdo e esse é o caminho, é muito isso mesmo, a terminologia blog, talvez seja passado, mas a estratégia ainda é super realidade.

(Gabriel)- Perfeito! Vamos supor que temos um campo de educação para recurso público, onde eu vou conseguir passar uma relação de resultados, de gabaritos e coisas do tipo. Posso dar o nome de portal da educação, portal de conteúdo, mas a composição estratégia trabalha de formas parecidas. 

Então repito, blog é uma realidade, a gente trabalha conteúdo continua sendo mega importante para SEO e existe uma série de estratégias, seja para palavras topo de funil, para palavras meio de funil, para alimentar time de crm, para criar engajamento e relacionamento, enfim as estratégias são várias e se adapta a cada modelo de negócio.

(Cristiano)- Boa tarde pessoal. Duas grandes estratégias eu sempre uso para blog, primeiro seria entender por exemplo, vou trabalhar uma X palavra-chave para um determinado produto, quais perguntas têm sido feitas sobre aquele produto?  Não é você fazer um conteúdo aleatório e colocar palavra chave lá dentro e pensar na quantidade de palavras que tem aquele artigo, a questão é está respondendo uma pergunta? E também não adianta responder de maneira generalizada e aberta. 

É pensar que se vou falar sobre tênis Nike, eu posso jogar no google e lá mesmo eu tenho como saber quais são as perguntas que têm sido feitas, e você vai olhar as perguntas, extrair e mais abaixo tem “outras pessoas estão pesquisando também” e tem mais quando você clica na caixinha de pesquisa ele te dá sugestões com base naquilo que você está escrevendo. Então você tem três grandes maneiras de descobrir o que está sendo perguntado, pega essas perguntas e trabalha texto em cima delas, e então você trabalha palavras- chave primárias e secundárias dentro desse texto, mas sempre pensando em responder uma pergunta.

Eu vejo algumas pessoas fazendo conteúdo aleatório, sem objetivo. em segundo lugar acho muito bom quando deixam o campo de comentários aberto, só que controlado, para não sair qualquer coisa, mas eu jogo como uma sugestão de deixar aberto os comentários, por que dentro do SEO é conhecido como SEO UGC (User-Generated Content), conteúdo gerado pelo usuário. Se aquele post está sendo falado, mencionado, logo você vai ter grande relevância, por isso é de extrema importância pensar em trabalhar os comentários, colocar limite, colocar bloqueio, colocar validação. 

(Leandro)- Pegando um gancho, faria até sentido se isso me gera relevância e se eu tenho uma boa resposta para aquela pergunta e é uma pergunta que tem alta demanda, criar uma estratégia de inbound, comprar mídia para fomentar o acesso nessa resposta, para gerar mas comentarios, que vai melhorar minha indexação. 

(Cristiano)- Agora só um adendo para vocês verem que fica melhor, você deixou os comentarios aberto, coloca alguma maneira de avaliação de post, seja de cinco estrelas, o positivo, se foi relevante ou não, pois se você trabalha os dados estruturados dessa pequena informação, você vai ser relevante para o Google, pois a sua avaliação de post tem mais positivo do que negativo, se é comentado, responde uma pergunta e ai o robô vai precisar indexar essa pergunta. Então essas são algumas das estratégias que utilizamos com os nossos clientes.

(Leandro) – Obrigado pelas respostas. E você que gostou do nosso debate, curte, compartilha e acompanhe este e outros vídeos no nosso FAQ Yooper.